Na noite desta terça-feira (5), o analista da equipe de League of Legends do Flamengo, Seong “Reven” Sang-hyeon, conhecido como FLAnalista, se envolveu em uma polêmica com o jogador Ruan Ramos, do Minerva e-Sports, time de esporte eletrônico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Reven disse durante uma stream em seu canal, direcionado ao jogador, que “usaria da própria influência pessoal para banir esses jogadores de entrarem em um time decente”. Em seguida, ele continua: “Sim, esse é o retardado! Espero que você se mate, por favor.”
Confira abaixo o momento da fala:
https://twitter.com/rafabianck/status/1191959926937182214
Motivo das falas
O ataque ao universitário surgiu após uma suspeita de win-trade – quando se perde de propósito para beneficiar alguém conhecido no outro time – durante uma partida em que os dois jogavam na mesma equipe. Ambos atuavam pela mesma rota, sendo o flamenguista atirador e o universitário suporte.
Gabriel “Bieldomaul”, caçador da Vivo Keyd, estava presente na stream do FLAnalista e comentou que por conta do baixo nível de Ruan, também achou que ele estava fazendo win-trade. O jogador ainda mencionou que o meio adversário faz parte do time de Ruan, por isso a suspeita.
Quem acompanhava a transmissão, comentou que o jogador da Minerva e-Sports havia atacado o coreano anteriormente e até ofendido a mãe do mesmo. Entretanto, Ruan reforça que só atacou o analista do Flamengo pois foi ofendido a partida inteira.
Ele disse que Reven estava alterado demais, falando muito mal dele e que ainda foi reportado por três motivos ao fim da partida. Porém, admite ter xingado a mãe do coreano e se arrependido posteriormente.
Por conta do episódio, FLAnalista sofreu uma suspensão de 5 jogos, ao violar o termo 10.1.2, que remete a discurso de ódio.
“10.1.2 Ofensas e Discurso de Ódio
O membro de uma equipe não pode usar linguagem obscena, chula, vulgar, insultos, ameaças, abusos, calúnia, difamação ou portar-se de qualquer maneira ofensiva ou repreensível, nem promover ou incitar ódio ou conduta discriminatória. […]”
A punição foi informada pela Riot Games hoje (6) e apurada a partir de denúncias. Segundo a desenvolvedora, Reven é reincidente neste tipo de comportamento, já tendo sido advertido durante a segunda etapa do CBLoL 2019. Confira o anúncio.
Foto de capa: Riot Games Brasil