Em março de 2025, a comunidade do Siege foi apresentada à grande atualização da Ubisoft de um dos jogos de maior sucesso da empresa, o Rainbow Six Siege X. O jogo, que receberá inúmeras melhorias e será disponibilizado gratuitamente a partir de 10 de junho, está se tornando mais divertido e cada vez mais descomplicado, para abranger uma nova leva de jogadores entusiasmados para conhecer mais desse universo.
A convite da Ubisoft Brasil, o The Clutch testou as novidades do Siege X, que contará com inúmeras atualizações ao longo da temporada. Neste artigo, você confere as primeiras impressões do portal sobre a nova atualização do Rainbow Six Siege.
Melhorias gráficas e sonoras
Em comparação com a versão atual do Siege, o Siege X trouxe melhorias significativas nos gráficos e na parte sonora, dando mais clareza e vida aos cenários. Além disso, durante a apresentação das novidades da Temporada 10, a equipe de desenvolvimento destacou que haverá melhorias em vários mapas para se adequar aos novos elementos gráficos, e que alguns outros também receberão rework.
Ao longo do RELOAD, diversos jogadores, em conversa com o The Clutch, comentaram sobre as melhorias gráficas e de som, com alguns destacando pontos de estranheza e opiniões indiferentes.
Novo sistema de banimento de operadores
Outro ponto que chamou bastante atenção no Siege X é a reformulação do sistema de banimento de operadores. Antes fixado em dois vetos por mapa para cada lado, agora é possível descartar três, sendo dois na fase inicial do mapa e um terceiro após o terceiro round finalizado.
Além disso, na inversão de lados (troca de ataque para defesa), os vetos são reiniciados, seguindo novamente a mesma lógica da primeira parte do confronto. Na prorrogação, porém, as escolhas feitas na segunda metade serão mantidas até que um vencedor seja declarado. A nova dinâmica, inclusive, chegou a receber elogios de diversos jogadores profissionais.
Dual Front: um modo amigável e descomplicado para novatos
A introdução do Dual Front no Siege X permitirá que jogadores mais novos entendam, de forma mais simplificada, a dinâmica dos modos tradicionais. Com uma proposta de gameplay mais rápida, o modo funciona como uma espécie de pique-bandeira: o lado da defesa precisa segurar uma área por um breve tempo, enquanto o ataque tenta dominá-la.
A proposta visa justamente mostrar ao jogador a importância da dinâmica padrão do jogo, que é garantir o espaço de plantio/desarme do desativador para finalizar o round de forma efetiva. A diferença é que, no Dual Front, é possível renascer no mapa depois de 30 segundos, retornando rapidamente ao combate.
Esse modo, para quem nunca teve a experiência de jogar o Rainbow Six Siege no modo tradicional, pode ser a porta de entrada ideal para conhecer mais sobre o jogo e explorar melhor suas mecânicas, como a utilização dos gadgets dos operadores.
O Siege X chega para ser mais acessível
Durante o hands-on, o que se notou sobre esta nova versão do Rainbow Six Siege é que se trata de um jogo cada vez mais amigável e acessível. Ao longo dos anos, a própria Ubisoft trabalhou para tornar o jogo mais intuitivo e explicativo para novos jogadores — que são o grande foco da desenvolvedora para continuar o legado de mais dez anos de uma comunidade tão bem estabelecida e fiel, pronta para abraçar as novidades do Siege.