Nesta terça-feira (12), a Ubisoft anunciou mudanças importantes no ecossistema competitivo de Rainbow Six Siege. A principal delas está no número de regiões, que antes eram quatro e agora passam a ser nove, com o Brasil sendo uma região independente. Além disso, a desenvolvedora se uniu à organizadora de torneios BLAST, que passa a ser responsável por todo o Circuito Global de Rainbow Six Esports.
“Juntamente com a Ubisoft, temos planos empolgantes para elevar e expandir o cenário de esports do Rainbow Six Siege e esperamos aproveitar toda a extensão de nossa experiência em esports e tecnologia de primeira classe em transmissão, produção e streaming direto ao consumidor para criar um ecossistema do qual a comunidade pode se orgulhar e se entusiasmar. Esta é uma parceria histórica para a BLAST, e estamos entusiasmados em nos juntar à família Siege e também em mostrar aos fãs o que temos reservado para os próximos meses”, contou Leo Matlock, diretor administrativo de desenvolvimento da BLAST.
Dessa forma, o competitivo de R6 será composto pelas seguintes regiões em 2023: Europa, América do Norte, Brasil, Japão, Coreia do Sul, América Latina, Ásia, Oceania e MENA (Oriente Médio e África).
Outra alteração importante é no calendário anual internacional, que passará a ter apenas duas edições de Six Major e não mais três.
A temporada competitiva terá início em março de 2023 e irá até fevereiro do ano seguinte, sendo estruturada da seguinte forma:
- Março a maio: Estágio 1, concluída com Six Major;
- Junho a agosto: Pausa de Temporada;
- Setembro a novembro: Estágio 2, concluída com Six Major;
- Dezembro a fevereiro: Pausa de Temporada;
- Fevereiro: Six Invitational.
Durante cada fase, as nove regiões terão suas próprias programações regionais independentes e rodando em paralelo. As pausas pré-definidas de temporadas abrirão espaço para torneios independentes, além de darem mais tempo para as equipes se reorganizarem, descansarem e se prepararem para a próxima fase.
Um novo sistema de pontuação também foi implementado, e a temporada competitiva passará a ser uma corrida para garantir pontos e assegurar a classificação para o Six Invitational, o mundial da modalidade.
Parceria com a BLAST
Com o intuito de trazer inovações e melhoras para temporada de 2023, a Ubisoft anunciou uma parceria com a BLAST, organizadora de torneios e eventos de esports conhecida principalmente por sua atuação no Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO). A união será válida para todo o Circuito Global de Esports do Rainbow Six Siege e inclui torneios regionais e eventos internacionais.
Lado a lado com a Ubisoft, a BLAST trará sua expertise como organizadora de torneios para tentar criar um circuito competitivo mais envolvente e que se conecte mais com fãs, jogadores e marcas participantes.
Six Major
Cada uma das nove regiões contará com um classificatório aberto em que todas as equipes poderão brigar por uma vaga no Six Major. Em paralelo, algumas regiões também contarão com competições fechadas, nas quais serão convidadas apenas as melhores equipes.
Ao final de cada fase, as ligas fechadas e as classificatórias abertas irão definir, juntas, quais equipes estarão classificadas para o Six Major, que será estendido em 2023 e terá uma fase adicional antes da fase de grupos e dos playoffs.
As regiões que terão ligas fechadas ocorrendo em paralelo com as classificatórias abertas são:
- Europa: liga fechada com até 10 equipes;
- América do Norte: liga fechada com até 10 equipes;
- Brasil: liga fechada com até 10 equipes;
- Japão: liga fechada com até 10 equipes;
- Coreia do Sul: liga fechada com até 8 equipes;
- América Latina: liga fechada com até 8 equipes.
Os programas regionais de Ásia, Oceania e MENA estão sendo ajustados em colaboração com a BLAST e mais detalhes serão divulgados em breve.
Mais detalhes do Circuito Global de Rainbow Six Esports serão divulgados no Six Invitational de 2023.