VALORANT: Ascent levou cinco anos para ser desenvolvido

valorant ascent

Assim como na história sobre a criação do Split, a Riot Games publicou um artigo falando do nascimento do Ascent. Este mapa, lançado na abertura oficial de VALORANT, foi desenvolvido durante cinco anos, conforme dito por Salvatore “Volcano” Garozzo, Chefe de Design de Níveis, e Chris “Danger Boy” Carney, Designer de Jogos Sênior.

Por isso, eles revelaram que criar Ascent foi “uma longa jornada” e contaram um pouco do processo envolvido. Além disso, os rioters disseram que o mapa serviu como a plataforma para aprimorar grande parte da mecânica de jogo.

Nascimento de um mapa

O início do projeto de criação de mapas se chama Incubação. Nesta fase, os desenvolvedores montam uma proposta que estabelece o objetivo de design do projeto, os limites de execução da ideia e a experiência visual que os jogadores terão. Isso quer dizer que eles montam plantas e projetos 3D para ter uma ideia de como será o mapa.

Como Ascent foi uma fundamental para as mecânicas de VALORANT, o objetivo era criar experiência tática tradicional de três rotas, assim como na maioria dos mapas de FPS em time. Entretanto, a ideia também era permitir que os jogadores alterassem as conexões de um lugar ao outro do mapa, através do uso de portas mecânicas (como visto na entrada para o mercado no lado B e no jardim para o lado A no jogo), algo não muito comum em outros games.

Maquete da Ascent durante a fase de desenvolvimento (Imagem: Riot Games)

Três anos em fase de adaptação

Após a fase de Incubação, vem a fase da Caixa Cinza. Esta etapa, por sua vez, é usada para criar um modelo geral do mapa no motor gráfico do jogo, onde são configurados todos os elementos principais de mecânica e também são testados novos elementos, como as portas mecânicas, por exemplo. A conclusão dela só ocorre após inúmeros testes e quando a equipe de design está satisfeita com os resultados, o que pode levar meses ou anos.

Como a criação do Ascent acabou coincidindo com o desenvolvimento do próprio jogo, o mapa acabou ficando na fase de Caixa Cinza por quase três anos.

Mapa Ascent sem texturas ou cores (Imagem: Riot Games)

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Fase final

Por fim, também foi mencionada a fase de Consolidação, que é um processo de dois meses que tem como objetivo “responder todas as perguntas pendentes sobre o mapa”. A ideia é que as mecânicas sejam aperfeiçoadas ao extremo para que o trabalho de finalização fique apenas na ambientação e na parte visual do mapa.

Passado o processo de Consolidação, os artistas da Riot entram em ação para criar as experiências visuais do mapa. Neste último processo, os rioters expressam que o trabalho não é apenas deixar o ambiente bonito. A arte deve também melhorar a experiência para o jogador: “Como podemos usar a composição do mapa para reforçar as áreas importantes do jogo, como os pontos principais e as rotas de circulação mais essenciais?”, questionam.

Esta última etapa leva cerca de seis meses para ser completada. Assim, no total, os rioters afirmam que um mapa dura cerca de um ano para ser feito. Entretanto, Ascent levou cerca de cinco anos para ser ser desenvolvido, já que foi desenvolvido juntamente com as próprias mecânicas do jogo.

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