A Riot Games anunciou nesta sexta-feira (3) que a Vivo Keyd foi penalizada no jogo contra a Team Acend por conta de uma violação de regra da Política Global de Competições do VALORANT. Com isso, a equipe brasileira teve o resultado do terceiro mapa, Breeze, contra o time europeu revertido, resultando em uma derrota tanto na partida em questão quanto na série.
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Segundo a Riot, o jogador Jonathan “Jhow” Glória violou a Regra 7.2.6 ao utilizar uma localização proibida para câmera do Cypher em 6 dos 21 rounds da partida. Por conta disso, a desenvolvedora retirou seis pontos da Vivo Keyd e os repassou à Acend. Assim, a partida que tinha terminado em 13-8 VK passou a ficar 12-9 Acend. Contudo, “para levar em conta o impacto econômico” dos rounds perdidos, foi concedido mais um ponto extra à Acend, resultando em um placar final de 13-9 Acend.
O exploit usado por Jhow, de acordo com a Riot, permita com que ele visse através de uma textura do mapa, ocasionando uma vantagem indevida.
“A localização da câmera permite que o jogador de Cypher veja através da parte de trás de uma pequena textura de mapa que se destina a bloquear a visão do jogador. De uma perspectiva oposta do outro lado da textura do mapa, a textura é sólida e bloqueia a visão da câmera do Cypher”, afirmou a Riot.
Anteriormente, a Riot havia paralisado algumas partidas quando foi detectada alguma vantagem indevida sendo usada por uma das equipes. Contudo, desta vez não foi o caso. A empresa se defendeu alegando que só para um jogo quando o exploit é “claro e óbvio ou relatado por uma equipe participante”.
“A visão unilateral do exploit da câmera é uma pequena parte da perspectiva da câmera, e não era imediatamente óbvia ao assistir o jogador mover a câmera durante a partida. Além disso, a Acend não relatou o exploit”, complementou a desenvolvedora.
No comunicado oficial da penalização, a empresa também afirma que levou em consideração o impacto do exploit nas rodadas para determinar a punição.
“Devido à visualização de uma localização tão crítica do mapa, o exploit da câmera do Cypher fornece informações que são extremamente valiosas, independentemente de a câmera realmente ver jogadores do time adversário. Por exemplo, saber que a equipe adversária ainda não decidiu entrar no site A é uma informação crítica que pode decidir o resultado da rodada e não exige que você veja os jogadores da equipe adversária”.
A Riot ainda informou que a Vivo Keyd podia ter parado o jogo e contatado um dos árbitros para verificar se a câmera estava sendo usada de maneira correta ou não, o que não foi feito.
Abaixo, segue alguns dos vídeos usados como prova para que a penalização fosse aplicada. Mais provas estão no relato oficial.
Até o momento, a Vivo Keyd não se pronunciou de maneira oficial sobre a punição. A equipe agora terá que jogar contra a X10 CRIT, da Tailândia, para permanecer na viva no Champions. A partida ocorre na segunda-feira (6), às 11:00h.