De acordo com o site Esports Observer, manter um time de 5 jogadores em VALORANT custa entre 15 a 25 mil dólares por mês apenas em salários. Ou seja, em média, cada profissional recebe de 3 a 5 mil dólares mensais.
O custo referido, no entanto, é específico para regiões onde os esports têm maior investimento, como Europa e Estados Unidos. Além disso, esta quantia provavelmente não inclui gastos com equipamento, gaming house/office, e também não inclui possíveis membros adicionais, como coaches e analistas.
O portal também afirma que alguns profissionais estão recebendo salários ainda maiores do que os citados. Assim, estima-se que algumas estrelas vindas de outros jogos, que já possuem uma boa fanbase e boa audiência em streams, estão acima dessa média.
+ VALORANT: Riot lançará conjunto de API nesta quinta-feira
+ Ninja faz primeira stream no YouTube, mas não fecha acordo
Apesar de parecerem altas para os padrões brasileiros, as cifras são bem modestas se comparadas a outros esports. Outro game da Riot Games, League of Legends, por exemplo, paga aos profissionais da LCS, liga norte-americana, em média 34 mil dólares por mês. A informação foi dada pelo Diretor da Associação de Jogadores da LCS, Hal Biagas, em entrevista no canal da Cloud9.
É importante salientar que VALORANT foi lançado há pouco mais de um mês, e que seu circuito competitivo ainda está em formação. A série de torneios Ignição, a primeira a contar com apoio oficial da Riot, teve como premiação máxima 50 mil dólares, com o torneio T1 x Nerd Street Gamers Showdown, vencido pela TSM.