Diferentemente do que acontece em muitos outros países, na China os jogos precisam receber autorização do governo local para serem distribuídos e jogados por seus cidadãos. E aqueles que não receberam o aval do estado não estão tendo vida fácil, já que foi decretado na sexta-feira (15) o banimento até mesmo das streams de tais títulos. Trata-se de mais uma iniciativa do governo chinês de limitar os games a jovens no país.
+ VALORANT: Lista com miras de jogadores profissionais
+ VALORANT: “Se vacilar, eles vão punir”, diz pANcada sobre times europeus
A medida também atinge transmissões de campeonatos de jogos não regularizados na China que acontecem no exterior. Em comunicado, o governo explicou que “por um período, questões como lives caóticas e o vício de adolescentes em jogos levantaram preocupações na sociedade, e medidas efetivas precisam ser tomadas com urgência”.
Um dos jogos que mais será afetado pela nova regra é Elden Ring, que apesar de não ter sido aprovado pelo governo chinês ainda, era um sucesso de audiência no país, chegando a atingir mais de 17 milhões de espectadores diários nas plataformas de streaming.
A China vem cada vez mais fechando o cerco ao mundo gamer. Ano passado, o país implementou regras que limitam para apenas três horas semanais o tempo que menores de 18 anos podem jogar. A medida teve como justificativa combater o vício.
Contudo, os jovens facilmente burlavam o sistema, usando contas de parentes mais velhos. Assim, o governo exigiu que as distribuidoras de games implementassem reconhecimento facial em seus aplicativos.
Fonte: Reuters