Esports são reconhecidos como “profissão respeitável” na China

Os esportes eletrônicos estão evoluindo assustadoramente na China, mas não só por conta do alto investimento feito pelas desenvolvedoras de jogos e pelas organizações. Desde o ano passado, o governo local vem se interessando pelo assunto e no mês passado, fez mais uma importante movimentação em prol dos esports, que foi reconhecê-los como uma “profissão respeitável”.

+ Felipe Neto é banido no xadrez online por trapaça; entenda o caso
+ Anced entra com ação para proibir loot boxes no Brasil
+ Cenário de esports celebra “tombamento” de Karol Conká no BBB

O anúncio foi feito pelo Ministério de Recursos Humanos e Segurança Social da China (CMHRSS, em inglês), que criou uma classificação padrão para as ocupações ligadas aos esports e outras 12 profissões.

Na visão do ministério, o profissional de esporte eletrônico é aquele que participa de eventos, treina com jogadores profissionais ou compete em torneios profissionais. Os profissionais serão classificados em cinco níveis dependendo do desempenho e realização de cada um. Haverá também uma promoção de níveis, com o profissional atingindo o nível mais alto após quatro anos competindo com o certificado do Nível 2 ou após ser premiado em um evento internacional.

Segundo o órgão do governo chinês, atualmente no país “existem mais de 5 mil times, com cerca de 100 mil jogadores profissionais ativos e outros 50 mil amadores. E, apesar disso, existe uma grande lacuna entre eles, já que menos de 15% atendem aos padrões”.

“Criamos este sistema para contribuir com o rápido crescimento da indústria do esporte eletrônico”, afirmou o ministério.

O desenvolvimento de normas para padronização da profissão de atleta de esports na China vem sendo feito desde janeiro de 2020, com este movimento acontecendo quase um ano após o reconhecimento do esporte eletrônico como atividade. O objetivo principal do país é criar uma definição clara sobre o que é ser um atleta de esport, assim como existe nas demais profissões.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias