Conheça a Savvy Games Group, dona da ESL e FACEIT

No começo deste ano, a ESL e a FACEIT passaram por uma fusão depois de serem adquiridas pela Savvy Games Group. Neste artigo, o The Clutch apresenta as principais informações sobre esta empresa que pretende impactar o mundo dos games.
+ Quem é FalleN? Conheça o maior jogador de Counter-Strike do Brasil
O que é a Savvy Games Group

A Savvy Games Group é uma empresa fundada em 2021 que tem como principal investidor o Fundo de Investimentos Público do governo da Arábia Saudita. Liderada pelo CEO Brian Ward, o foco da corporação é justamente realizar investimentos estratégicos em diversas áreas da indústria de games.
Além da compra da ESL e FACEIT por mais ou menos US$ 1,5 bilhão, a Savvy Games Group já fez investimentos em empresas como Nintendo, Capcom, Activision Blizzard, Take Two Interactive e Electronic Arts. O grupo também comprou US$ 1 bilhão em ações da Embracer, uma holding sueca de jogos, e adquiriu a publisher de games mobile Scopely por US$ 4,9 bilhões.
Investimento da Arábia Saudita

A movimentação da Savvy Games Group faz parte de um plano do Arábia Saudita, o Vision 2030, que tem como objetivo diversificar a economia do país, para que não fique tão dependente da indústria petroquímica, ou seja, do petróleo. Por isso, o governo está investindo em diversos setores e games é um deles.
Um dos principais objetivos do país é criar 250 games e empresas de esports até o fim de 2030.
“Uma coisa é ler sobre a diversificação econômica e transformação do país, outra coisa é ver por si mesmo e falar com as pessoas e entender o que isso realmente significa. Vision 2030 é uma coisa séria. Isso é como a China há 35 anos, em termos da escala de ambição em direção à transformação, e o ritmo das mudanças acontecendo no país de forma geral”, afirmou Brian Ward, CEO da Savvy Games Group, em declaração para o site Games Industry.
Savvy Games Group foi alvo de críticas e questionamentos

Com todas as controvérsias em relação à imagem da Arábia Saudita por conta de acusações de violação de direitos humanos, vários setores da indústria de games — desde jogadores até a imprensa — questionaram as ações da empresa.
Em relação a isso, Ward disse o seguinte, também para o site Games Industry: “Nós tivemos carta branca do nosso conselho e do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita para operar como uma verdadeira empresa de jogos, sendo consistente com os valores e cultura da nossa indústria”.
Na mesma ocasião, Ward foi perguntado se a Savvy Games Group teria restrições para investimentos em produtos relacionados ao público LBGTQIA+, usando de exemplo o jogo The Last of Us: parte 2, que tem uma personagem lésbica, já que a homossexualidade é ilegal na Arábia Saudita.
O executivo garantiu que há poucas restrições por parte dos investidores e disse que globalmente não há quase nenhum empecilho neste aspecto. “Vamos publicar os melhores jogos que pudermos publicar”, enfatizou Ward.