Empresa dona da ESL e DreamHack tem prejuízo de US$ 17 milhões no 1º semestre de 2020

A Modern Times Group, empresa dona das marcas ESL e DreamHack, apresentou um prejuízo de US$ 17 milhões em suas operações no primeiro semestre de 2020. Apenas o setor de esportes eletrônicos da companhia gerou uma perda financeira de US$ 23 milhões, mas que foi compensado pelo setor de games, que teve um crescimento de 15% nas vendas.

Entretanto, se comparado com o primeiro semestre de 2019, a empresa teve uma melhora. Isso porque naquele ano, os dois setores geraram um prejuízo total de US$ 19.3 milhões. Ainda assim, a MTG obteve lucro ano passado para o período, devido a outras operações financeiras.

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Impacto da pandemia

Os games em geral acabaram se beneficiando com a pandemia, com um aumento no número de jogadores e nas vendas. O reflexo disso pôde ser visto na InnoGames, empresa pertencente ao grupo especializada em jogos mobile e para browser. O número de usuários ativos da empresa cresceu 10% no período, com o faturamento por jogador ativo tendo um aumento de 17%.

Porém, por outro lado, os esportes eletrônicos foram gravemente afetados, com o cancelamento ou adiamento de diversos torneios e outros sendo adaptados para o formato online. Apesar disso, Jorge Madsen, CEO da MTG, diz ver um lado positivo nas circunstâncias atuais.

“Apesar da gravidade da situação, e de todos os desafios que ela traz, uma crise também pode levar ao progresso e ao desenvolvimento. A MTG adotou com força a oportunidade de fazer ajustes operacionais relevantes em nossos setores de esports e games, investiu para levar o negócio a frente e adotou medidas proativas de longo prazo. Podemos ver claros resultados positivos de nossos esforços, o que nos tornará ainda mais fortes, e nossos produtos mais relevantes, à medida que avançamos para um ambiente de negócios normalizado”, disse o CEO.

Projeção futura

Recentemente, a DreamHack fechou um acordo com a Epic Games e sediará torneios mensais de Fortnite com premiações de US$ 250 mil. No total, serão distribuídos US$ 1.75 milhão. Mesmo assim, a expectativa da MTG é que haja uma perda de 30 a 40% no faturamento de esports para o restante do ano quando comparado a 2019.

Assim, a empresa adotará medidas severas de cortes de custos, que irão gerar uma economia de mais de US$ 36 milhões. “ESL e DreamHack continuarão a reduzir custos de bens e serviços e custos fixos. Essas economias serão de pelo menos US$ 36.7 milhões para o segundo semestre de 2020, quando comparado com o ano passado, e foram projetadas para oferecer eficiência operacional e aumentar o potencial futuro das operações quando a crise atual chegar ao fim”, afirmou Madsen.

Os resultados ruins dos esportes eletrônicos pressionaram a MTG a adotar uma separação entre o setor e a área de games. Assim, tanto a gerência quanto o conselho de diretores da empresa “está convencido que separar os negócios é o melhor caminho para maximizar o valor para o acionista”. Entretanto, Madsen afirma que o processo foi paralisado devido à pandemia, mas que voltará assim que os mercados se estabilizarem.

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