League of Legends e CS:GO são os games mais impactantes do trimestre
O The Esports Observer apontou que League of Legends foi o jogo mais impactante no segundo trimestre de 2020. Este é o quinto trimestre consecutivo que o MOBA da Riot Games fica no topo da lista desenvolvida pelo site. Counter-Strike: Global Offensive aparece na segunda posição da lista.
Para elaborar o ranking, o TEO leva em consideração os seguintes critérios (e pesos) como principais:
- Número de usuários ativos (30%)
- Premiações de torneios (25%)
- Número de horas assistidas de torneios (20%)
- Horas assistidas no geral (15%)
- Número de streams simultâneas (5%)
- Número de torneios (5%)
Desta vez, o site apontou que a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) teve um “grande impacto no ecossistema dos esportes eletrônicos”. Assim, alguns jogos melhoraram de desempenho em relação ao trimestre anterior, enquanto outros acabaram tendo uma piora nos resultados.
+CBLoL: Após Flamengo e Cruzeiro, Santos se inscreve para as franquias
+LoL: Jovirone anuncia bootcamp na Europa e Cloud9 menciona seu nome
No entanto, o que chama a atenção é a presença de VALORANT no ranking. Recém-lançado pela Riot Games, o primeiro FPS da desenvolvedora apareceu logo na terceira posição, atrás do Counter-Strike, apontado como grande concorrente do gênero.
Por fim, em relação às quedas mencionadas pelo The Esports Observer, é possível notar uma queda brusca em Rainbow Six Siege, que caiu três posições em relação ao resultado anterior, além de Dota 2, que perdeu duas posições.
De qualquer forma, a Riot Games mostrou um desempenho espetacular, colocando Legends of Runeterra e Teamfight Tactics na 13ª e 15ª posição, respectivamente. Com isso, a desenvolvedora foi a única a ter quatro jogos entre os 15 mais impactantes no segundo trimestre do ano.