Um programador russo chamado Sultim Tsyrendashiev, lançou uma versão do primeiro jogo da franquia DOOM, de 1993, com a tecnologia Ray Tracing. Tsyrendashiev compartilhou o resultado da sua criação em um vídeo no seu canal do YouTube, que pode ser visto abaixo.
Ray Tracing, segundo o Wikipédia, é “um algoritmo de computação gráfica usado para síntese de imagens tridimensionais. O método baseia-se na simulação do trajeto que os raios de luz percorreriam no mundo real”.
+ Nyvi Estephan cria Nalla, primeira apresentadora gamer do metaverso
+ Epic arrecada quase U$ 150 milhões para causas humanitárias na Ucrânia
Por ser um jogo de 1993, os gráficos de DOOM claramente estão datados. Entretanto, com a alteração realizada pelo russo, a diferença de qualidade foi notória. Na nova versão, é possível ver um uso muito maior de sombras de todos os componentes de ambiente do game.
Outro detalhe é que Tsyrendashiev compartilhou o código da sua versão otimizada de DOOM no GitHub. Dessa forma, qualquer um que se interessar pode testar a otimização. Entretanto, o programador informa que o Ray Tracing implementado funciona apenas em placas de vídeo NVIDIA e sistemas operacionais Windows.
Vale ressaltar que Tsyrendashiev já melhorou outras versões clássicas de jogos famosos. Ele também implementou Ray Tracing na versão original de Half Life e em Serious Sam: The First Encounter.