The Union encerra as atividades

A The Union anunciou nesta segunda-feira (16) o encerramento de suas atividades. A organização foi destaque na temporada 2023 do VALORANT, dominando e conquistando as duas etapas do Challengers Brazil de forma invicta, além de ter sido top 3 no VCT Ascension Americas, torneio classificatório para o VCT Americas 2024.
Encerramos este capítulo com imenso orgulho e gratidão a todos que fizeram parte desta jornada.💜#OMundoÉRoxo #GoTheUnion pic.twitter.com/32ah2UGL8s
— The Union (@theuniongg) October 16, 2023
Em nota, Caio Almeida, CEO da The Union, emitiu um comunicado se despedindo e agradecendo aos torcedores e fãs por todo apoio prestado à organização ao longo de seus três anos de existência.
“Infelizmente, todo o trabalho duro que colocamos aqui não foi o suficiente para nos levar ao próximo patamar. Tivemos uma sorte imensa de encontrar pessoas extremamente profissionais e dedicadas que não pouparam esforços nessa jornada, mas muitas coisas dentro do cenário de esports fogem do nosso controle, e essas forças que não controlamos foram justamente as responsáveis por minar nosso espírito competitivo e a paixão que outrora tínhamos para continuar nessa caminhada”, disse.
De acordo com reportagem feita por Gabriel Melo, da Dust2 Brasil, a The Union está encerrando suas operações porque patrocinadores e investidores não viram mais sentido em seguir no clube com sua saída eminente no VALORANT.
Em agosto, a organização havia informado que estaria deixando a modalidade devido à “falta de perspectiva com relação ao cenário competitivo oficial”, alegando descaso da Riot Games com o mesmo.
Vale ressaltar que a The Union teria compromisso no MEG, torneio OFF//SEASON de VALORANT que começa nesta segunda-feira (16), às 15h (no horário de Brasília). A equipe enfrentaria a CNX, pela primeira rodada da chave superior. Até o momento, a organizadora não se posicionou sobre o caso.
Além da The Union, a TropiCaos foi mais uma organização de esports brasileira que encerrou suas atividades este ano.
Ao redor do mundo, a The Guard, campeã do VCT Ascension Americas, também fechou as portas, com quase todo seu elenco contratado pela G2 Esports para a disputa do VCT Americas 2024, e FaZe Clan, Fnatic e Guild vêm passando por problemas financeiros.