CBLOL 2022: Flamengo não recebeu premiação pelo título do Academy
Diante do caso envolvendo Leonardo “Lynkez” Cassuci, que afirmou não ter recebido o pagamento pelo título do CBLOL Academy pelo Flamengo Esports neste ano, o The Clutch apurou que o clube ainda não recebeu a premiação em dinheiro. De acordo com fonte ouvida pela reportagem, a Simplicity aguarda pelo recebimento do montante da Riot Games para quitar os débitos com os atletas.
A expectativa no clube é que a Riot repasse os valores o quanto antes, pois a Simplicity Brasil se encontra em uma situação financeira terrível. O The Clutch, inclusive, chegou a reportar no mês passado que a empresa-mãe, a Simplicity Esports, com sede nos Estados Unidos, apresentou um déficit acumulado de US$ 20 milhões no último relatório financeiro.
Além disso, parte das contratações feitas pelo Flamengo para o próximo split vem do acordo junto à Los Grandes, que será dona da vaga da Simplicity em 2023. Desse modo, o Rubro-negro carioca teria recebido o valor, por parte do novo dono da franquia, para reformular o elenco para o 2º Split de 2022. Recentemente, o Flamengo contratou Rodrigo “Tay” Panisa, ex-LOUD, e o sul-coreano Kim “Geum go” Seung-ho.
A reportagem entrou em contato com a organizadora do CBLOL, porém ainda não obteve uma resposta até o momento da publicação desta reportagem. Contudo, em resposta ao ge, Laila Cavalcanti, representante da Simplicity no Brasil, informou que o pagamento seria feito no dia 10 de junho, data esta na qual o valor previsto pela premiação do Academy chega à organização.
Flamengo deixaria o CBLOL ainda em 2022
Outra informação obtida pela reportagem é que Rodrigo Terron, conselheiro da Los Grandes, teria optado por seguir com a marca Flamengo até este ano para tentar cativar mais torcedores para a Onda Laranja.
Inclusive, foi colocada à mesa a possibilidade do Flamengo deixar o CBLOL já neste Split. A fonte afirma, no entanto, que era da vontade de Terron manter o nome do Rubro-negro por enquanto e deixar a Los Grandes “independente” apenas a partir de 2023.
A fonte ainda diz que não havia obrigatoriedade por parte da Los em usar o nome Flamengo e que caso quisessem abrir mão da marca do Rubro-Negro, eles poderiam ter comunicado o clube e desvinculado o nome.
O The Clutch procurou a assessoria da Los Grandes para obter uma resposta sobre o assunto. A organização, por sua vez, informou que “no momento, não há nada a declarar”.
Imbróglio com a Adidas e Redragon como acionista
Parte da crise financeira envolvendo o Flamengo e a Simplicity, segundo a fonte, se trata de uma questão contratual com a Adidas. A fornecedora de materiais esportivos estampa o manto Rubro-negro em diversas modalidades e também nos esports, mas os repasses do patrocínio, ao que tudo indica, não chegavam à divisão eletrônica.
Por fim, a Redragon virou acionista da Simplicity Brasil para tentar salvar o financeiro dos esports. A empresa de periféricos utilizou de seus investimentos para aquisição de equipamentos, gaming house e espaço de treino para os jogadores e, diante disso, adquiriu um percentual de 15% da organização.
Resposta do Flamengo
Na tarde desta quinta-feira (2),o Flamengo Esports enviou uma nota falando sobre o caso envolvendo Lynkez e a respeito da premiação a receber pro parte da Riot Games. Confira na íntegra:
“A postura do jogador no time foi inadequada e desalinhada com o que é esperado de forma ética e contratual, houve por parte da direção a decisão de encerrar o contrato com efeito imediato.
Sobre as acusações, estamos apurando, mas até o presente momento reforçamos que: (i) a premiação citada é paga em junho pela Riot, quando faremos o pagamento aos atletas, (ii) o vale alimentação é disponibilizado no final de cada mês, e já foi disponibilizado; e (iii) com a eletricidade, tudo está regular e em funcionamento. Ressaltamos, mais uma vez, que não há qualquer atraso de pagamento pela Riot. O pagamento será feito em junho, quando pagaremos os atletas.
Reforçamos que o time estava em período de descanso desde o final do último split, com retorno nesta semana. No caso do player em questão, liberamos, em caráter de exceção, a possibilidade dele voltar antes e utilizar a estrutura.“