Seguindo os exemplos de outras ligas major como LPL, LCS e LEC, chegou a vez da League of Legends Korea Champions (LCK) entrar para o sistema de franquias, em 2021. A liga coreana é a última no mundo a aderir ao formato e anunciará suas equipes ainda em setembro deste ano.
Sendo assim, a LCK não contará com rebaixamento ou promoção de equipes, contando apenas com times selecionados pela própria Riot Games. Entretanto, para a segunda etapa de 2020, o sistema permanece o mesmo do atual.
- + LoL: Rogue elimina Misfits nos playoffs da LEC
- + LoL: FLAnalista afirma que afastamento de Luci se deve a questões de saúde
Outra mudança impactante na liga será na Challenger Series, que será transformada em uma liga academy. Cada equipe participante nas franquias poderá inscrever seu time de base na competição.
Vale destacar que as equipes participantes da LCK em 2021 também firmarão uma parceria com a Riot Games no compartilhamento de receita. Os valores serão baseados em acordos de mídia, patrocínios e venda de mercadorias, sendo compartilhados entre as organizações ea Riot.
Outro ponto importante é quanto a estabilidade na carreira dos jogadores profissionais da LCK. Atualmente, um jogador recebe um salário mínimo de 20 milhões de won (aproximadamente 85 mil reais) ao ano. Contudo, o salário dos jogadores seria triplicado no sistema de franquias, subindo para 60 milhões de won (aproximadamente 255 mil reais) ao ano.
Foto de capa: LCK