Para a temporada 2025, a Riot Games introduziu uma grande reformulação no ecossistema do League of Legends (LoL), criando assim a Liga das Américas. O formato consiste na fusão do CBLOL com a LCS e a LLA, bem como a região da Ásia-Pacífico (APAC), contabilizando apenas cinco conferências no competitivo do MOBA, juntamente com Europa (LEC), Coreia do Sul (LCK) e China (LPL).
Aqui no The Clutch, confira como funcionará a Liga das Américas dentro do ecossistema do LoL Esports a partir da próxima temporada, bem como outras informações a respeito do novo calendário competitivo.
+ Mudanças no CBLOL: veja o que muda para 2025
Unificação dos torneios regionais
A Liga das Américas será a unificação das ligas regionais CBLOL, LCS e LLA, sendo essas duas primeiras agora se tornando conferências (Sul e Norte). Os eventos seguirão sendo realizados em seus locais-sede, sendo a Conferência Sul (CBLOL) em São Paulo, na Arena da Riot Games, e a Conferência Norte (LCS) em Los Angeles, na LCS Studio.
O grande destaque está na quantidade de times participantes. Cada uma das conferências agora terá apenas oito times na disputa, sendo seis convidados (seis brasileiros na conferência Sul e seis norte-americanos na conferência Norte), mais um representante da LLA em cada uma delas e, por fim, um time convidado.
Mais splits na temporada
Introduzido pela primeira vez na LEC, todas as ligas agora contarão com três splits, graças ao anúncio de um novo torneio global.
Nas Américas, os melhores times de cada conferência se enfrentarão em um combate final para definir o representante da região no evento da Etapa 1.
Já na Etapa 2, os melhores colocados de cada conferência garantem um lugar no Mid-Season Invitational, que passará a contar com apenas dez vagas (duas para cada uma das cinco conferências).
Por fim, na Etapa 3, haverá um Campeonato Regional com os melhores times das conferências, e este torneio define três participantes das Américas para o Mundial de League of Legends.
Promoção e rebaixamento
Graças às mudanças no formato do ecossistema competitivo do LoL Esports, o sistema de promoção e rebaixamento de “equipes convidadas” retornará às ligas, possibilitando uma variação maior de novos times disputando as conferências.
Para isso, os melhores times do Tier 2 competirão em um torneio contra o time convidado de cada conferência onde quem vencer estará garantido na conferência em questão.
Maiores detalhes a respeito da reformulação no ecossistema competitivo do LoL Esports, principalmente em relação a Liga das Américas, serão divulgados em breve pela Riot Games.