Review: Siege X refina a experiência de R6, mas modo Dual Front carece de ação

Siege X celebra os dez anos de uma das maiores e mais tradicionais franquias de FPS dos games.
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Foto: Divulgação/Ubisoft

Uma nova era do FPS da Ubisoft se inicia hoje. O Siege X traz melhorias significativas, refinando tudo o que já conhecíamos. De fato, não se trata exatamente de um novo jogo, mas é certo que a comunidade vai aprovar grande parte das mudanças, que inegavelmente têm um peso considerável na experiência macro do R6.

Além das melhorias visuais que deixam o jogo mais bonito, Siege X trará mudanças na estrutura dos mapas, com o objetivo de aprimorar os embates entre jogadores. Nesse aspecto, algo que certamente contribui para a imersão é o sistema de som, que recebeu uma atenção especial nesta atualização.

Siege X
Imagem: Captura de tela/Rebeca Pinho

Menus retrabalhados e uma inédita roda de comunicação trazem mais elegância e acessibilidade ao jogo. No entanto, a maior mudança em termos de jogabilidade é o novo sistema de rapel, muito elogiado pela comunidade, que aclamou a novidade desde que ela foi sugerida em um teaser dentro do jogo.

Por fim, há um novo sistema de banimento de personagens, que exigirá mais estratégia dos jogadores e os forçará a se adaptar a essa nova maneira de banir.

Dual Front é um tutorial, nada mais

Uma das novidades que acompanham Siege X é o Dual Front, um modo 6v6 que coloca os jogadores para disputar zonas em mapas maiores do que os das partidas tradicionais de Siege, mas mantendo o sistema clássico de desarme de bombas e o uso de gadgets dos operadores.

De fato, talvez o modo seja uma experiência válida para novatos se habituarem com algumas das mecânicas do Siege, como o uso de drones e o conhecimento das habilidades dos personagens. Mas é difícil enxergar esse modo como algo além disso.

Siege X
Imagem: Captura de tela/Rebeca Pinho

A Ubisoft parece apostar e vender o Dual Front como algo inovador, prometendo até novos mapas em futuras atualizações. No entanto, não vejo a comunidade engajada com essa proposta, e dificilmente algum jogador veterano vai encontrar diversão no Dual Front. Além de ser ainda mais tático que o modo tradicional, o tamanho dos mapas e o tempo elevado de respawn tornam a experiência, na minha opinião, extremamente entediante. Sem comunicação com a equipe, o modo fica ainda pior.

Vale lembrar que o modo Dual Front é exclusivo dos consoles de nova geração e PC.

Gratuito?

Não é propriamente um teste, mas também não é exagero dizer que a verdadeira experiência de Siege — o jogo competitivo — continua sendo paga. Ainda assim, novos jogadores podem baixar o jogo gratuitamente e aproveitar o modo Dual Front, com partidas casuais e sem ranqueamento.

Vale citar que quem já possui o R6 não precisa comprar novamente a versão atualizada com o Siege X.

Siege X
Imagem: Divulgação/Ubisoft

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O Siege X vale a pena?

O Siege X celebra os dez anos de uma das maiores franquias de FPS dos games. A atualização certamente aprimora a experiência com R6, especialmente nos aspectos de som e acessibilidade. No entanto, o novo modo Dual Front pouco se sustenta além de funcionar como um tutorial, embora seja oferecido como uma grande novidade.

Nota: 8.5

PrósContras
Melhorias significativas no gameplay, áudio e acessibilidadeModo Dual Front se assemelha a um tutorial, com pouca diversão real
Gratuito para “testar” antes de investir na experiência completa

Para a elaboração deste artigo, nossa jornalista recebeu da representante da Ubisoft no Brasil uma cópia do Siege X.

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