Depois de penalizar a Vivo Keyd, na sexta-feira (3), por uso de exploit no duelo contra a Acend pelo VALORANT Champions, e consequentemente reverter o resultado da série, a Riot Games voltou atrás na decisão e decidiu que irá refazer o confronto das equipes no último mapa da série, Breeze, vencido pelos brasileiros inicialmente. A informação foi publicada neste domingo (5) pela empresa.
Contudo, o mapa iniciará com uma vantagem de 7-0 para a Acend, que seriam os seis rounds penalizados anteriormente mais um round extra de penalidade econômica.
“Em revisões posteriores, identificamos que três rounds deveriam ser perdidos pela Vivo Keyd e concedidos à Acend, o que levaria o placar a 12-10 a favor da Acend, e sem a vitória de nenhum dos dois times. Depois de discussões com a Acend, estaremos repetindo a partida no início da transmissão do dia de hoje, com a Acend iniciando em um placar de 7-0 (como contabilização dos seis rounds que tiveram o uso do exploit e um round de penalidade econômica)”, afirmou a Riot.
O remake do último mapa da série será feito neste domingo mesmo, às 10:30h.
Entenda o caso
Durante o confronto contra a europeia Acend, o jogador Jonathan “JhoW” Glória utilizou de um exploit no Spike Site A do mapa da Breeze, por meio da câmera do Cypher, que segundo a Riot, favoreceu a equipe brasileira.
O exploit foi utilizado pelo jogador brasileiro em seis oportunidades, de acordo com a desenvolvedora. Assim, a organização do campeonato decidiu converteu os rounds em pontos para Acend, fazendo com que o time brasileiro perdesse o mapa e consequentemente a série.
Contudo, a repercussão do caso tomou grandes proporções, gerando inúmeras mensagens de repúdio de jogadores, influenciadores e diversas figuras tanto da comunidade brasileira de VALORANT quanto da internacional. A hashtag #JusticeForKeyd chegou a entrar no trending topics do Twitter, com mais de 56 mil menções até a manhã de sábado (4).