Resumo
- Imperial foi convidada porque é a 1ª do ranking sul-americano da ESL;
- Justificativa gerou polêmica, já que muitos acreditam que por “merecimento”, a paiN deveria ser chamada;
- Equipe de Rodrigo “biguzera” Bittencourt e companhia é a segunda melhor do Brasil na classificação geral da organizadora, atrás somente da FURIA.
A Imperial foi escolhida pela ESL para substituir a Virtus.pro no IEM Rio 2023. A justificativa dada pela organizadora para convidar o time de Gabriel “FalleN” Toledo é a atual posição da equipe no ranking da América do Sul da organizadora. Isso porque os Imperadores ocupam o 1º lugar, com 221 pontos.
“Faltando menos de uma semana para o início da competição no Rio de Janeiro, Brasil, optamos pelo próximo time da fila da região do evento, a América do Sul”, escreveu a ESL no Twitter, nessa quinta-feira (13).
With less than a week until the competition begins in Rio de Janeiro, Brazil, we’ve opted for the next team in line from the local region of the event, South America.
— Intel® Extreme Masters (@IEM) April 13, 2023
Entretanto, a escolha da ESL pela Imperial teve repercussão negativa em meio à comunidade, já que parte dela acredita que por “merecimento”, a vaga deveria ser da paiN, que é o segundo melhor time brasileiro no ranking geral, atrás apenas da FURIA.
+ CS:GO: como assistir demos e comandos de replay
+ Tudo sobre o IEM Rio 2023: ingressos, arena, formato, times e mais
+ CS:GO: NIP atinge pior posição no ranking mundial na história
Além do ranking mundial, a classificação de times possui divisões por regiões (América do Norte, América do Sul, Ásia-Pacífico, CIS, Europa e Oceania). Em relação ao mundo, a paiN é a 12ª colocada, com 440 pontos, enquanto a Imperial aparece apenas em 18º lugar.
Contudo, a paiN é considerada como integrante da região norte-americana, enquanto a Imperial é sul-americana. Assim, no ranking da América da Norte, a paiN é a 3ª colocada, atrás de Team Liquid e FURIA. Já a Imperial lidera a classificação sul-americana, seguida de perto pelo Fluxo.
Saída da Virtus.pro
Por decisão própria, a Virtus.pro optou por não vir ao Brasil jogar a edição deste ano do IEM Rio. No Twitter, a organização afirmou acreditar “que na nossa forma atual, a participação no torneio não satisfará nem o time, nem os torcedores. Portanto, estamos nos comprometendo com o treinamento aprimorado”.
Ocupando a vaga da equipe russa, a Imperial entrou no Grupo B da competição e estreará no dia 17 às 11h (de Brasília) contra a Ninjas in Pyjamas. Também vão representar o Brasil a FURIA e o MIBR.
O IEM Rio será disputado de 17 a 23 de abril, com os playoffs na Jeunesse Arena, mesmo local que recebeu a última fase do Major no Rio, em 2022.