A StarLadder, organizadora de torneios de esports, se pronunciou no início da tarde desta quarta-feira (4) e afirmou que não deve pagamentos aos comentaristas e casters do Major de CS:GO, disputado entre agosto e setembro deste ano.
A resposta veio apenas um dia depois do jornalista Richard Lewis afirmar que a empresa não havia quitado suas dívidas com o grupo de talentos responsáveis pela transmissão do principal torneio de Counter-Strike do ano.
- +StarLadder ainda não pagou narradores e comentaristas do Major, afirma jornalista
- +LoL: Chovy é contratado pela DragonX
Inicialmente, Richard Lewis havia comentado durante um podcast sobre o atraso da StarLadder no pagamento dos cachês. Em seguida, ele fez um relato mais completo no site Dexerto. No entanto, a empresa afirmou, por meio de nota, que os casters recebem usualmente em torno de três meses após o fim do evento.
“Geralmente, quando contratamos os casters e comentaristas, fazemos o pagamento dentro de um prazo entre 45 a 90 dias a partir da data de conclusão do projeto. Esse é o nosso acordo há anos. Isso se deve ao fato de que todos os organizadores do torneio recebem dos patrocinadores e outros pagamentos dentro de 3 a 6 meses após o término do torneio”, disse em nota.
There are no outstanding payments to CS:GO talents for StarSeries tournaments and StarLadder Major Berlin 2019: https://t.co/N5fmth32d3#StarLadder #CSGO
— StarLadder 🇺🇦 (@StarLadder_com) December 4, 2019
“Não há pagamentos pendentes”, afirma StarLadder
A organizadora ainda apresentou as datas de pagamento de alguns dos apresentadores que fizeram parte da transmissão do Major. Segundo ela, o último pagamento foi realizado semana passada.
“A maioria dos pagamentos de talentos foi concluída em novembro, 2 meses após o Major. Os últimos pagamentos, para Spunj e Machine, foram feitos no início desta semana. Portanto, como de costume, pagamos integralmente em três meses após o final do projeto.”
HenryG, um dos comentaristas que resolveu expor o caso publicamente, afirmou que não trabalharia mais para a StarLadder até que ela se acertasse com toda a equipe de transmissão, inclusive ele.
Entretanto, segundo a empresa, a transferência do cachê foi enviada no dia 8 de novembro, “mas, infelizmente, houve um atraso em um banco correspondente e HenryG estava ciente dessa situação”. Ela acrescenta que enviou os comprovantes de pagamento a ele e está tentando resolver o problema o mais rápido possível.
Por fim, a organizadora do Major Berlin 2019 afirmou que “não há pagamentos pendentes” nos torneios StarSeries e StarLadder Major, com exceção da Season 8, que terminou no dia 27 de outubro.