Ex-técnico de League of Legends com passagens por organizações como paiN Gaming e Flamengo Esports, Gabriel “MiT” Souza também é conhecido como ex-jogador profissional na função de suporte, e mais recentemente, vinha atuando como caster nas transmissões do CBLoL e do Mundial de LoL. Entretanto, algumas atitudes suspeitas do comentarista foram expostas na noite desta segunda-feira (5).
Daniela Li usou de sua plataforma no Twitter para expor um possível comportamento abusivo de Gabriel. De acordo com Li, MiT insistia para que ambos ficassem juntos em locais fechados, como quartos de hotel, mesmo quando a tatuadora dizia não se sentir confortável.
+LoL: Servidor brasileiro é criado para melhorar a competitividade e nível na SoloQ
+LoL: STrigi Manse promove campeonato para pessoas trans
Na legenda, Li diz que “isso é uma das coisas mais difíceis que já fiz na minha vida”, com o relato completo podendo ser visto em sua postagem original abaixo. Ela primeiro havia decidido não expor o nome de seu assediador, mas voltou atrás momentos após a postagem.
*alerta gatilho, abuso*
Isso é uma das coisas mais difíceis que já fiz na minha vida, mas é algo que me assombra já anos e volta sempre, mesmo eu tentando esquecer de tudo. pic.twitter.com/bx92Kp0T3H
— daneila tatueira (@heartdan) January 5, 2021
Li recebeu um apoio imenso da comunidade, advindo de comentaristas, narradores, jornalistas e personalidades influentes no cenário de esports. Vários jogadores profissionais estão começando a se pronunciar sobre o caso, alguns pressionados por seu próprio público.
A cosplayer e criadora de conteúdo Débora Fuzeti, também conhecida como “Debrão” em suas mídias sociais, apoiou o relato de Daniela e afirmou também ter sido assediada sexualmente por MiT.
Até o momento, o caster não se pronunciou.
ATUALIZAÇÃO: Gabriel se manifestou em seu Twitter pessoal (link). Ele admitiu culpa no caso exposto e se mostrou arrependido. “Estou devastado e envergonhado por não ter percebido que machuquei alguém tão profundamente. Não compactuo com abuso, qualquer que seja”, disse em parte de seu relato.