O AWPer finlandês Elias “Jamppi” Olkkonen está em pé de guerra com a Valve por um VAC Ban em uma conta associada a sua. Segundo informações apuradas pelo DBLTAP, o jogador de 18 anos da SJ Gaming está processando a desenvolvedora por danos decorrentes do banimento, que teria afetado sua contratação pela OG.
No processo, que está sendo movido na Finlândia, Jamppi alega que comprou uma segunda cópia do CS:GO na Steam em 2015, quando tinha 14 anos, para que um amigo pudesse jogar com ele em LAN. Após isso, o jogador disse que vendeu a conta para este mesmo amigo, que viria a ser banido pelo VAC posteriormente.
- + CS:GO: Durante stream, FalleN afirma que dead será o novo coach da MIBR
- + CS:GO: zews se desliga da MIBR
Quando Jamppi entrou em contato com a Valve para desvincular seu nome à conta, ele foi informado de que o banimento permaneceria e ele não teria permissão para participar dos torneios promovidos pela desenvolvedora. Assim, Jamppi acabou ficando de fora dos planos da OG, além de estar impedido de disputar os Minors e Majors de CS:GO.
Para o lugar do finlandês, a equipe europeia optou pela contratação do polonês naturalizado britânico Mateusz “mantuu” Wilczewski.
Caso semelhante ao de VSM
Jogador da DETONA Gaming, Vinicius “v$m” Moreira também foi afetado por um VAC Ban em uma investigação feita pela ESL. v$m possuía uma conta vinculada ao seu nome com um banimento ocorrido 5 anos antes, quando o brasileiro tinha apenas 13 anos de idade.
Apesar da ESL ter informado na época que não havia a necessidade de uma punição, a Valve aplicou um banimento ao jogador por tempo indeterminado. Sendo assim, v$m está impedido de participar dos torneios apoiados pela empresa.
Foto de capa: HLTV.org
XITOU É TCHAU, NTC, ATÉ A PRÓXIMA!